Aline Cattani, nossa nutricionista

Aline Cattani, nossa nutricionista

Aline Cattani, nossa nutricionista 30Março
.

Quando afirmamos que os profissionais do Hospital Beneficente São Carlos são diferenciados pela qualificação que possuem, não exageramos. Um dos exemplos que trazemos, aproveitando o fato de 31 de março ser o Dia da Saúde e Nutrição, é o da nutricionista Aline Cattani, na instituição desde agosto de 2020: ela fez residência Multiprofissional em Saúde na Santa Casa de Porto Alegre e é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição da UFCSPA. 

Aos 25 anos, Aline coordena uma equipe com 17 profissionais e é a responsável por elaborar o cardápio, tanto dos colaboradores quanto dos pacientes do hospital. “Hoje temos mais de 10 dietas e todas elas com suas particularidades, além disso há a administração da cozinha, assistência ao paciente a qual envolve dentre outras atribuições a prescrição de nutrição oral e enteral bem como auxílio em nutrição parenteral”, ressalta, entregando sua escolha pelo ambiente hospitalar.

“Os pacientes elogiam muito a comida. Percebo que as cozinheiras, auxiliares, copeiras e líder do setor fazem o trabalho com amor e confesso que até eu acabo saindo algumas vezes do meu planejamento alimentar porque a comida do hospital é realmente muito boa”, confessa.

As decisões profissionais receberam a influência direta da mãe Juliana e da avó Maria Stella, ambas técnicas de enfermagem. O amor pela nutrição transborda nas palavras. “Nutrição é tão importante que é sempre o primeiro item de uma prescrição médica. O trabalho dentro de um hospital é fundamental: desde a triagem até o estabelecimento da melhor terapia nutricional para o paciente. Neste momento de pandemia, o perfil do paciente mudou muito porque ele chega demandando um cuidado nutricional diferente. É um desafio e estamos fazendo um bom trabalho”, esclarece sem esconder o crescimento que a vivência tem proporcionado.

Estudiosa, disciplinada, comprometida. Adjetivos que combinam muito com Aline. Além da rotina dentro do HBSC, ela mantém um consultório em Garibaldi, onde atende duas vezes por semana. É ela quem planeja a alimentação do namorado Mateus, com quem divide a vida.

Feliz com suas decisões, Aline ressalta o quanto ama estar no HBSC. “É no hospital que posso ajudar mais as pessoas, enxergando o quanto a nutrição está relacionada à saúde, que se reflete no corpo. Escolhas alimentares melhores fazem parte da qualidade de vida. Eu acredito nos inúmeros benefícios da nutrição, em seu propósito maior. A alimentação é um dos primeiros passos para o autocuidado e como comida é conforto, o segredo é manter o equilíbrio”, finaliza nossa nutricionista.



Comentários (0)

Deixe o seu comentário