Anjos do cuidado

Anjos do cuidado

Anjos do cuidado 18Maio
.

Maio é um mês muito especial para o Hospital Beneficente São Carlos, pois dia 12 comemora-se o Dia Mundial da Enfermagem e no dia 20, Dia do Técnico de Enfermagem, profissionais que compõem um time valoroso para a instituição e seus pacientes.

O dia 12 de maio é comemorado mundialmente desde 1965 e foi escolhido em homenagem ao nascimento da “mãe” da enfermagem moderna, a britânica Florence Nightingale. No Brasil, a data também relembra a baiana Ana Néri (Ana Justina Ferreira Néri), outra mulher que se dedicou, pioneiramente, à mesma profissão.

O principal reconhecimento de Florence Nightingale vem de sua forma de cuidar de soldados feridos e de treinar as enfermeiras no século XIX, atitude que salvou muitas vidas. Ela que foi a responsável por implementar práticas de higiene nos hospitais onde cuidavam dos feridos da Guerra da Crimeia.

A enfermeira também se destacava por sua compaixão, uma vez que ela chegava até mesmo a escrever cartas para os entes queridos a pedido de seus pacientes, por exemplo. Naquela época, o exército nem sempre informava as famílias quando os soldados eram mortos, mas Nightingale sentia o dever de fazê-lo.

20 de maio, o dia do Técnico em Enfermagem, encerra o ciclo de comemorações destes profissionais de saúde.

No HBSC

Como o mês é de comemoração, o clima interno no Hospital Beneficente São Carlos é de celebrações e reconhecimentos.

O dia 18 de maio foi o escolhido para as homenagens, que incluíram: mimos especiais, um café diferenciado oferecido em todos os turnos de trabalho, a apresentação de depoimentos de pacientes que passaram pela instituição e receberam a atenção dos enfermeiros e técnicos, que ainda tiraram fotos com asas virtuais que lembram a todos o quanto são anjos do cuidado. 

Na realização desta singela homenagem do HBSC aos profissionais da área, ressaltamos também os agradecimentos especiais à colega Rosane Felicetti, à Mauter Artes Visuais, às Voluntárias da Saúde pelas tortas e à primeira-dama de Farroupilha, Ariane Feltrin, pelos lanches do Bob´s servidos ao pessoal da saúde! 

Aos anjos do cuidado, nosso muito obrigado!



Comentários (0)

Deixe o seu comentário