Cirurgias inovadoras e menos invasivas já são realidade dentro do Hospital São Carlos

Cirurgias inovadoras e menos invasivas já são realidade dentro do Hospital São Carlos

Cirurgias inovadoras e menos invasivas já são realidade dentro do Hospital São Carlos 10Agosto
.

Foto por Michael Cichon

Temos noticiado, com certa frequência, a realização de cirurgias inéditas no Hospital Beneficente São Carlos. Não é de hoje que os médicos da instituição aplicam técnicas inovadoras em benefício da saúde dos pacientes.

O neurocirurgião especialista em cirurgia da coluna Dr. Alisson Teles realizou, ainda em 2020, a primeira cirurgia no estado a utilizar a técnica – aprendida e desenvolvida durante seu trabalho no Canadá - chamada OLIF (Oblique Lateral Interbody Fusion). “Trata-se de uma técnica minimamente invasiva de realizar cirurgias de coluna com a qual conseguimos obter boa descompressão dos nervos que estão comprimidos por onde passam dentro do canal da coluna vertebral; de obter realinhamento da coluna, quando necessário, e de obtenção de sólida consolidação”, explica o médico.

Em termos leigos, segundo ele, em vez de operar a coluna com uma incisão grande na região lombar, com um pequeno corte na região lateral do abdome é possível fazer a cirurgia. “O grande benefício é que não precisamos remover a musculatura e ligamentos que ajudam a sustentar a coluna, como ocorre em cirurgias convencionais. Com essa técnica menos invasiva, a dor, sangramento e tempo de internação pós-operatórios são menores do que em cirurgias convencionais. Além disso, os resultados a longo prazo são excelentes”, acrescenta.

A técnica já atraiu cirurgiões de outras cidades que vieram especificamente para observar a realização das cirurgias. “São procedimentos complexos, que exigem treinamento e instrumental específicos. O Hospital Beneficente São Carlos tem toda a estrutura para realização dessas cirurgias”, ressalta e conclui o premiado especialista pela McGill University e University of Calgary (Canadá).



Comentários (0)

Deixe o seu comentário