Juntos no combate ao câncer de mama

Juntos no combate ao câncer de mama

Juntos no combate ao câncer de mama 01Outubro
Equipe do Centro Obstétrico engajada na campanha.

Divulgado mundialmente desde os anos 90, o outubro Rosa foi criado pela fundação americana Susan G. Komen for the Cure e é uma campanha que incentiva o combate ao câncer de mama, pela prevenção e diagnóstico precoce.

Dentro do Hospital Beneficente São Carlos, os funcionários aderem à campanha, reconhecendo sua importância, pois no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a doença que mais acomete mulheres no país, sendo a principal causa de mortes entre as brasileiras. O câncer de mama perde, no mundo, apenas para o câncer de pulmão.

A doença se desenvolve a partir da multiplicação desordenada das células da mama que formam um tumor maligno, podendo evoluir rapidamente ou lentamente, dependendo do tipo de tumor e comportamento apresentado pela doença. É mais frequente em mulheres acima dos 50 anos de idade.

Os sintomas mais comuns são o aparecimento de nódulo (“caroço”) endurecido na mama e/ou na axila, geralmente indolor no início da doença, alterações da pele que recobre a mama, mamas assimétricas e secreções pelo mamilo. 

O câncer de mama também acomete os homens, que são afetados em número bem menor. Hoje, os tratamentos são menos invasivos e para prevenir a doença, o autoexame das mamas e o acompanhamento médico continuam sendo o mais indicado para o diagnóstico precoce.




Comentários (0)

Deixe o seu comentário