A celebração do Dia Mundial da Saúde

A celebração do Dia Mundial da Saúde

A celebração do Dia Mundial da Saúde 07Abril
Círculo Saúde e Microempa deram um show de alento.

Foto por Pixabay

A Organização Mundial da Saúde foi criada em sete de abril de 1948. Por conta disso a data foi escolhida para ser o Dia Mundial da Saúde, cuja finalidade é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

A cada ano a OMS escolhe um tema a ser trabalhado e como a Covid-19 atinge a população mundial, causando impacto mais grave nas comunidades que enfrentam vulnerabilidade – com difícil acesso aos serviços de saúde – neste ano a proposta gira em torno da garantia da equidade na saúde para que a doença seja combatida.

Segundo informações da Organização Pan-Americana de Saúde, OPAS, a proposta de 2021 tende a fazer com que se busque a possibilidade de que todos tenham condições de vida e de trabalho propícias a uma boa saúde.

Sistemas de informação em saúde se configuram para identificar populações em situação de vulnerabilidade e a sociedade civil e os indivíduos são parceiros na busca de soluções onde as desigualdades ocorrem e onde todos têm acesso a cuidados de saúde e médicos sem sofrer discriminação. 

O convite é para que todos se unam na campanha para a construção de um mundo mais justo e saudável, já que a pandemia revelou notoriamente que algumas pessoas podem ter uma vida mais saudável e ter melhor acesso aos serviços de saúde do que outras, devido às desigualdades em sua posição, status e voz na sociedade e às condições em que nascem, crescem e vivem.

Segundo a OPAS, os grupos que mais são afetados pelas desvantagens e pelas condições que podem levar a um sofrimento desnecessário, doenças evitáveis e morte prematura são aqueles que sofrem discriminação étnica e de gênero, o que afeta sociedades e economias.

Comemoração

No Hospital Beneficente São Carlos, as celebrações ao Dia Mundial da Saúde contam com parceiros como a Unicred, que fez uma homenagem aos profissionais de saúde da instituição, ofertando pães de mel, e com o Círculo Saúde, que em conjunto com a Microempa, visitou o hospital com um veículo com sonorização, no qual a banda Eletrosax, formada pelos músicos Rodrigo Salvador (DJ), Ismael Morais (saxofone) e Mateus Frigheto (violino), executou canções em homenagem aos profissionais da instituição.

O HBSC agradece o reconhecimento em homenagem à data tão especial a todos nós.


Comentários (0)

Deixe o seu comentário