8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer

8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer

8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer 08Abril
.

Oito de abril é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem como propósito a atenção da sociedade para o aumento dos índices de câncer em todo o mundo e também para as ações de prevenção e combate à doença.

A cada ano, mais de 12,7 milhões de pessoas em todo o mundo são diagnosticadas com câncer, sendo que 7,6 milhões morrem vítimas dessa doença. No Brasil, são registrados em média 500 mil novos casos de câncer por ano. A estimativa da OMS é que até 2030, haverá 26 milhões de casos novos com 17 milhões de mortes por ano. 

Apesar de alguns tipos de tumores estarem relacionados a causas hereditárias, segundo os especialistas, em alguns casos a mudança de hábitos pode minimizar a chance do desenvolvimento da doença, tais como: parar de fumar; evitar o sedentarismo, investir em uma alimentação balanceada e fazer uso de filtro solar.

Além desses cuidados, realizar periodicamente os exames de rastreamento ajuda no diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.



Comentários (0)

Deixe o seu comentário