Setembro Amarelo é tema de palestras para funcionários do HBSC

Setembro Amarelo é tema de palestras para funcionários do HBSC

Setembro Amarelo é tema de palestras para funcionários do HBSC 13Setembro
.

Prevenir o suicídio, falando e expondo o problema, é uma responsabilidade de toda a sociedade e diante disso, o Hospital Beneficente São Carlos realiza, a partir do dia 14 de setembro e exclusivamente aos funcionários, uma sessão de palestras sobre o tema com a assistente social Patrícia Bertolo.

Para a profissional que irá ministrar as palestras intituladas “Nem Coragem, Nem Covardia, apenas um pedido de ajuda”, falar sobre o tema é a melhor forma de prevenção. “A temática do suicídio ainda é bastante desafiadora, pois existem pré-conceitos e estigmas que muitas vezes enfraquecem práticas acolhedoras e de cuidados, principalmente no âmbito familiar e social! Cabe, portanto, a nós enquanto profissionais da área, tentar romper com estas barreiras levando informações e orientações sobre o assunto, assim como estar atento aos sinais e ou comportamentos, pois geralmente as pessoas falam sobre sua intenção de morte. Cerca de 90 % das tentativas de suicídio poderiam ser evitadas se oferecido suporte profissional e familiar necessários”, alerta Patrícia.

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), dizem que cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.

Segundo a assistente social do HBSC ações como estas propostas pelo hospital proporcionam um importante acesso às informações. “Muitas vezes temos pessoas em nosso núcleo familiar e amigos que não sabem como pedir ajuda e estão em um sofrimento psíquico enorme e estes espaços são pontos de disseminação da informação para que esta prática seja mudada para que além de identificar, saibamos dar o devido encaminhamento ao caso”, esclarece, relembrando que o Rio Grande do Sul tem uma das maiores taxas de suicídio do país!

Agenda das palestras no auditório do HBSC

Dia 14/9 – às 10h

Dia 15/9 – às 16h

Dia 22/9 – às 19h30

Dia 23/9 – às 19h30



Comentários (0)

Deixe o seu comentário